domingo, 27 de novembro de 2011

RESUMIDAS IMPRESSÕES: TERRITÓRIO DOS SONHOS


Adquiri esse livro num sebo, na sessão infanto-juvenil e até agora não sei classificá-lo, afinal, como leitora adulta, achei-o maravilhoso, emocionante, tocante mesmo. Em Território dos Sonhos, Roseana Murray narra histórias que parecem ser suas próprias lembranças, mesmo que nas mais variadas vestes das diferentes personagens.
         Escrevendo de maneira recortada, a autora integra passado e presente, desejos e fatos, vozes e mais vozes, e como se ela me escutasse, eu uma leitora, ela descreve arquetipicamente os meus sentimentos e voz, assim, como acredito, o de quem a ler com a sensibilidade merecida.
         Eu já desejei Uma Amiga Para Sempre, troquei com algumas, juras de amizade eterna que foram diluídas e transformadas no tempo, porque o tempo me transforma constantemente e a cada época, penso pertencer a uma certa tribo. E de tribo em tribo, caminho e vou me encontrando e desencontrando, ainda hoje, como numa combinação de busca de liberdade interna e amarras Atrás das Grades sociais.
         Amarras e liberdade que tecem meus Caminhos e meu ser. Das montanhas ao mar, da cidade grande ao interior e ao mais interior às fazendas e ao mais e mais interior, dentro de mim mesma. Partidas e Chegadas que me equalizam, harmonizam minhas imagens vistas e revistas nos Espelhos e nos desejos de sempre, em contínuo amar o amor, a Espera, o meu filho, a bailarina que dança em mim, silenciosamente, no Intervalo da vida contemporânea, veloz e engolidora da arte.
         Roseana conta sobre as tristezas dos desencontros e as alegrias que suas personagens, e ela própria, avistam nos Encontros com as coisas simples da vida e da natureza e também nas desilusões e nos sonhos refeitos. Ela apresenta sensações e sentimentos como se ela tivesse lido o meu Diário, as Palavras e memórias escondidas no meu Quarto coração.  
         Suas páginas me levaram a vários tempos, entre os amigos, amores, família, minha bisavó, querida declamadora de aventuras navegantes nos mares de Portugal ao Brasil, minha vozinha contadora, cantadora de antigas lindas Orações.
         Da prateleira do sebo vivi o Encontro com uma escritora, Roseana Murray, delicada, poetiza, que perpetua em mim a sensação de que Tudo é um Sonho, porque vivo no Território dos Sonhos.

         Fernanda Matos.

Nenhum comentário: